Quem Somos

PraPeM & HiFEM
Revista Zetetiké
Banco de Memória
Lapemmec
Fale Conosco

 Revista ZETETIKÉ
 \SDAS

        O primeiro número da Revista ZETETIKÉ foi financiado pelo FAEP/FUNCAMP e lançado em março de 1993.

       Uma parte dos mil exemplares desse primeiro número foi distribuída gratuitamente às bibliotecas de todas as Instituições de Ensino Superior que possuíam Licenciatura em Matemática. Uma outra parte foi enviada para um número expressivo de membros da comunidade brasileira de educadores matemáticos, mediante a solicitação de uma contribuição espontânea para aqueles que tivessem interesse pela continuidade desse empreendimento.

     Os exemplares restantes foram sendo vendidos nos Encontros e Congressos de Educação Matemática ocorridos nos anos de 1993 e 1994 em nosso país e também enviados, sob a condição de permuta, a alguns centros internacionais que desenvolvem pesquisa em Educação Matemática e mantém publicação periódica na área.

       O CEMPEM dispõe de listagem atualizada dos nomes e endereços de aproximadamente 180 instituições nacionais e internacionais e de aproximadamente 600 professores e pesquisadores na área que receberam e vem recebendo os exemplares da Revista.

        Embora existisse inicialmente a intenção de fazer da Zetetiké um canal de divulgação dos trabalhos produzidos na FE-UNICAMP relativos à Educação Matemática, as várias solicitações por nós recebidas no sentido de abrir também espaço para produções fora da UNICAMP acabaram por levar-nos a reavaliar essa posição. Essa reavaliação conduziu-nos à percepção da importância da divulgação dessas produções para o aprofundamento do conhecimento na área através do estímulo ao intercâmbio de idéias, transformando a Zetetiké num espaço aberto às várias tendências dos grupos e membros da comunidade brasileira de Educação Matemática.

        O segundo número da Zetetiké, já sob essa nova orientação e indexada no ISSN com o número 0104-4877, foi também financiado pelo FAEP/FUNCAMP e começou a ser distribuído, seguindo o mesmo esquema do primeiro número, a partir de março de 1994.

        A partir do terceiro número a periodicidade da revista passou a ser semestral e a ser publicada através do Setor de Publicações da Faculdade de Educação.

        O terceiro número foi lançado em março e o quarto em novembro de 1995.

      Os objetivos propostos para a Revista Zetetiké que deverão ser, gradativamente, atingidos são os seguintes:

atemática.
  • Divulgar a produção acadêmica em Educação matemática, em especial aquela dos docentes, graduandos e pós-graduandos da Faculdade de Educação da UNICAMP;

  • Constituir um veículo de interação científico-pedagógica entre pesquisadores e educadores matemáticos de todos os graus de ensino.

        Acreditamos que a Revista Zetetiké possa vir a desencadear um processo regular de produção e divulgação de estudos e pesquisas em Educação matemática, contribuindo, desse modo, para a consolidação das linhas de pesquisa do CEMPEM e constituindo-se em instrumento de apoio às atividades acadêmicas que vêm sendo desenvolvidas pela nova área de concentração do Programa de Mestrado e Doutorado da FE-UNICAMP, desde março de 1994.

         Pensamos ainda que a continuidade do "Programa Revista" do CEMPEM permitirá a ampliação e dinamização do intercâmbio entre a Faculdade de Educação, tanto com a rede escolar do Ensino Fundamental e Médio como com outras instituições nacionais e internacionais que possuem grupos de pesquisa em Educação Matemática.

 \SDAS
        Acesse o site oficial da revista Zetetike que inclui todos os numeros e artigos publicados e procedimentos para assinatura    aqui

-
Faculdade de Educação | Unicamp | R. Bertrand Russell, 801 | Campinas, SP | Cep 13083970 | Brasil